quarta-feira, 6 de junho de 2012

OS BRINQUEDOS IDEAIS PARA O SEU CÃO



Mais do que um passatempo, o brinquedo desempenha um papel importante no dia-a-dia dos animais de estimação. Aliviar a ansiedade, o estresse e promover o aprendizado são apenas algumas das funções exercidas pelos brinquedos, que ainda supre parte da ausência dos donos.

“Devemos lembrar de que é muito importante que os cães passeiem, caminhem, brinquem em parques ou praças, que tenham contato com a natureza, com a terra, água, grama, para que desenvolvam seus instintos naturais. Já vi clientes que fizeram um quarto luxuoso em seu apartamento para o cão com todo o tipo de brinquedo, roupinhas e até ofurô. Mas o cãozinho não era feliz, pois não saia de casa, os brinquedos são um complemento da diversão e é necessário escolhê-los com cuidado para não causar acidentes”, explica a Dra. Renata Pregeli, médica veterinária da Julyvet Clínica Veterinária e consultora responsável da Pulgão Artigos para Pets.

Os brinquedos possuem finalidades diferentes para cada fase da vida do pet.  O temperamento, mais calmo, agressivo, ou mesmo destruidor, também colabora para a definição do brinquedo, assim como seu porte.  Vale lembrar que artigos desproporcionais ao seu tamanho, podem ser facilmente ingeridos, causando acidentes.

“Devido à troca de dentição para a filhote é indicado um brinquedo que massageie sua gengiva, por isso é bom evitar os muito rígidos. Antes de escolher o brinquedo também é importante levar em conta o porte do cão, se é grande ou pequeno, para dar um brinquedo direcionado para a sua força”,  recomenda Dra Renata.

 Ainda de acordo com a médica veterinária também é importante tomar cuidado com os cães “destruidores”, pois os modelos mais frágeis, como por exemplo, bolinhas de borracha ou látex, que são de fácil destruição, assim como alguns de corda e pelúcia, podem causar problemas sérios de saúde, pois seus pedaços podem ser ingeridos e se não forem expelidos, ficam parados no intestino ou estômago, levando a vários transtornos e até mesmo a necessidade de cirurgia para retirada.
A idade avançada exige ainda mais cuidado no momento da escolha  de um brinquedo, uma vez que o pet idoso nem sempre possui a mesma disposição para brincadeiras.

“Para um cão adulto ou mesmo idoso o indicado são os brinquedos macios como pelúcias, por causa da dentição, e dependendo do animal, não deve ser dado brinquedo que exercite muito, pois ele pode ser um cardiopata, ou ter problemas em articulações ou ossos”,  orienta Dra Renata.
Já para os animais que passam boa parte do tempo sozinhos, é recomendável optar por brinquedos que agucem sua curiosidade e  prendam sua atenção, como bolinhas com espaço para colocar petiscos.

E assim como os pets, os brinquedos também necessitam de banho! A assepsia deve ser feita uma vez por semana somente com água.  Em casos de brinquedos utilizados em parque públicos é bom lavar com sabão neutro assim que chegar em casa.  E o mais importante, como são levados à boca, devem ser muito bem enxaguados e secos antes de serem devolvidos aos seus donos.


Para ajudar no momento da escolha, a Dra Renata orienta:
Filhotes:
Mordedores de látex, bolinhas macias ou maciças
Ossinhos flexíveis
Recomendados até a troca de dentes, pois evita que o cão roa móveis e outros objetos
Adultos:
Bolas de borracha maiores que o diâmetro interno da garganta
Mordedores com corda oudeborracha, cabo-de-guerra
Frisbee de látex, ossos de nylon maciço, entre outros
Osso nó e osso palito
Utilizados para distração e brincadeiras em parques
Idoso:
Modelos macios
Ossos macios
Utilizados para distração, evitando que machuquem a gengiva e façam menos esforço.

DICA:
Dentes saudáveis
O osso é um bom e velho item conhecido pelos cães – existe uma grande variedade disponível em lojas de animais, para cachorros de qualquer tamanho e idade.
Sons
Alguns cães se assustam com brinquedos que emitem sons ou fazem barulhos quando pressionados ou mordidos, porém, muitos outros ficam interessados e curiosos a respeito.
Itens deste tipo não são de extrema necessidade ao animal, por isso cabe ao dono decidir se aprova ou não os modelos de brinquedos sonoros em sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário