quarta-feira, 6 de junho de 2012

ESCOVANDO OS DENTES



Escovar os dentes é um dos cuidados básicos para cães. Esses cuidados básicos, que dentre outros, incluem dar banho no seu cão e escovar o pêlo do seu cachorro, são essenciais para garantir o bem estar do seu animal e a boa saúde dos cachorros.
Os dentes do seu cão merecem atenção, por isso hoje temos diversos veterinários especializados em odontologia. São muitos os tratamentos para restauração de dentes e saúde da gengiva, mas o mais comum e rotineiro é a limpeza do tártaro, que é uma placa marrom, formada por bactérias e resíduos de alimentos e que fica aderida ao dente, provocando além do mau hálito, amolecimento dos dentes, retração da gengiva, dores e finalmente a perda do dente. Por isso é que animais com quantidade significativa de tártaro passam por um procedimento de limpeza dos dentes.
Mais de 70% dos cachorros desenvolvem doenças dentárias e/ou bucais depois dos 3 anos de idade.  Um ótimo sinal de doenças bucais é o mau hálito dos animais. Se o seu cachorro estiver com mau hálito excessivo, leve-o a um bom veterinário. Para prevenir tais doenças, escove os dentes de seu cachorro diariamente e leve-o ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para fazer uma limpeza dental.

O que preciso para escovar os dentes do meu cão?
Para escovar os dentes de seu cachorro, é melhor utilizar uma escova de dente feita especialmente para cachorros, pois facilitará a escovação para você. No entanto, infelizmente, essas escovas podem ser difíceis de achar e relativamente caras. Quando esse for o caso, se você tiver um cachorro de grande porte, compre uma escova de dente para adultos macia ou para crianças, também macia, para cachorros de pequeno porte. Utilize pastas de dentes especializadas para cães. As pastas de dentes humanas podem machucar o estômago e prejudicar a saúde do seu cão, e por isso não são recomendadas. Principalmente quando estiver acostumando o seu cachorro com o processo de escovar os dentes, é melhor usar uma pasta de dentes com sabor, já que elas são mais bem aceitas pelos animais.
O ideal é manter uma escovação de dentes diária, no entanto, se não conseguir criar uma rotina diária bucal para o seu cachorro existem produtos e brinquedos que ajudam a manter sua higiene bucal. Dê brinquedos que removam placa bacteriana a petiscos que controlam o tártaro de seu cachorro, existem vários produtos para ajudar você manter a saúde de seu cão.

Prevenindo o tártaro
A melhor prevenção é evitar alimentos úmidos e pastosos, como pão e massas, que deixam resíduos nos dentes. A ração também pode formar tártaro, mas em quantidade bem menor. Outro item da prevenção de tártaro é a escovação, pois os resíduos inicialmente são moles e só vão se petrificando com o tempo, ou seja, se você escovar os dentes do seu cão diariamente, a escova retirará toda sujeira e não haverá problemas futuros.
Biscoitos e ossinhos podem ajudar a diminuir a formação das placas, devido ao atrito com os dentes, portanto, use-os como auxílio para não piorar, e não como tratamento. Para fazer uma boa limpeza nos dentes do seu bicho, é preciso que você o leve ao veterinário onde ele será sedado ou anestesiado. Tem de ser assim para a segurança do veterinário e dele também, pois são usados instrumentos pontiagudos e ultrassom dental. Após a limpeza há a necessidade de um polimento para o dente ficar lisinho e não acumular sujeira rapidamente. Após uma limpeza, a escovação frequente é importante para evitar o retorno do tártaro.

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações sobre limpeza de dente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes do meu cachorro? Tem algum problema escovar os dentes de filhote?

    ResponderExcluir