quarta-feira, 6 de junho de 2012

O ENCANTADOR DE CÃES


 O quê se aprende com o livro:
Talvez a coisa mais importante a ser aprendida com O Encantado de Cães é a dimensão da nossa responsabilidade com relação aos problemas comportamentais que nossos cães apresentam ao longo da vida. É a nossa falta de tempo, a nossa falta de planejamento, a nossa falta de comprometimento com as necessidades deles, e não com os nossos desejos e necessidades que acabam causando ou piorando os problemas que tanto lamentamos e que atribuímos quase que exclusivamente aos pequenos ombros de nossos peludos. Sim, somos os culpados! Mas o livro nos ensina a entender os instintos naturais dos cães e porque o conhecimento destes instintos é tão importante na nossa convivência com eles.
Chama a nossa atenção, o tempo todo, que só carinho, roupinhas e coleiras não tornam a vida de nossos bichos mais equilibrada, nem os tornam mais felizes, pois as necessidades primordiais de nossos cães estão muito mais ligadas a natureza e seus ciclos do que a loucura da vida urbana e as questões existências que tanto afligem os humanos.
Cesar defende com uma paixão digna de respeito que nós e não os cães somos os verdadeiros causadores dos problemas nesta relação e o livro coloca, ponto por ponto, o dedo nesta “ferida” que uma grande parcela de proprietários prefere não reconhecer.
Entenda o que é ser uma pessoa calma e assertiva e como isso influencia o comportamento do seu cão (na verdade influencia o comportamento de outras pessoas também!). Por que o seu cão vai ser muito mais feliz sendo um membro calmo e submisso dentro da sua família e aproveite para entender que não há nada de negativo no termo “submisso” quando falamos de comportamento canino.
Através de relatos simples e concisos você pode adquirir conhecimentos que mudarão consideravelmente a sua visão sobre a psicologia canina e a maneira como você pode planejar seus atos e atividades a fim de minimizar os problemas mais comuns.
Aprenda como manter a disciplina na sua casa e o que verdadeiramente realiza e deixa um cão feliz. Um interessante relato sobre cães que são extremamente agressivos (ilustrado por um caso real e muito triste onde uma jovem de 33 anos foi morta por dois cães nos Estados Unidos), nos leva a pensar e a refletir sobre a nossa triste realidade de mortes e ataques graves causados por cães que hoje estão sendo abandonados como nunca.
Ah!, mas nem tudo é dureza em O Encantador de Cães. Cesar cita vários exemplos de clientes importantes e influentes que ele atendeu e atende até hoje. Não deixa de ser divertido conhecer as estórias dos cachorros de Will Smith, Oprah entre outras celebridades. E descobrir que até essas pessoas poderosas e carismáticas têm tanta dificuldade quanto nós para lidar com as vontades e manias de seus amados peludos.
E uma grata surpresa: O livro ainda esclarece a dúvida que muitas pessoas têm de por que os cães dos moradores de rua são tão dedicados e obedientes, enquanto que os peludinhos mais cheios de recursos parecem, muitas vezes, absolutamente casos perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário