quarta-feira, 6 de junho de 2012

A HORA DO BANHO



Dar banho em cães é fundamental para a saúde e higiene dos animais. Após a terceira dose de vacina, os cães já podem tomar banho sem maiores problemas, a cada 15 dias, ou, no máximo, 1 vez por semana, com água morna, nos horários mais quentes do dia, e em um local protegido de correntes de ar, para evitar que o animal se resfrie ou tenha um choque térmico. É recomendada a proteção dos ouvidos com chumaço de algodão para evitar a entrada de água .

 
INGREDIENTES:
  • Algodão
  • Shampoo ou sabão neutro
Shampoo: há vários tipos e marcas disponíveis no mercado. Escolha o mais adequado para seu cão levando em consideração a cor e o tipo da pelagem do animal, ou alguma necessidade específica, como alergias ou tratamentos para pulgas, por exemplo. É sempre bom lembrar que xampus de tratamento devem ser prescritos pelo veterinário.
Condicionador: o condicionador é indicado para cães de pelagem longa. Outra opção são os shampoo 2 em 1, que dispensam o uso do condicionador.
  •  Toalha
    Secador
    Escova de náilon (cerdas macias)
  • Pente

O BANHO
Molhe o animal usando um chuveirinho ou mangueira. Ao molhar a cara, segure o focinho junto com as pontas das orelhas, para evitar que a água entre nos ouvidos e no nariz. Esfregue-o com o shampoo ou sabonete. Enxágue bem. Retire o excesso de água secando o cão com a toalha. Depois, com o secador, inicie a secagem pelo peito para aquecer o animal, com a temperatura entre 35 a 45 graus centígrados. Verificar se as orelhas e patas estão bem secas para evitar frieiras. Junto com o secador, vá passando o pente, se necessário, em cães com pelos longos. Aproveite para tirar os nós que se formam no pêlo. Escove o animal (sentido contrário do pêlo) e passe o pente para arrumar o pêlo da melhor forma. O interior dos ouvidos deve estar limpo. Muitas pessoas gostam de rolar um algodão em pinças para facilitar o trabalho. Mas acho que o cotonete resolve o problema. O conduto auditivo jamais deve ser “cutucado”, o cerume natural é uma proteção do mesmo, portanto apenas o excesso deverá ser removido. 
ATENÇÃO:
O corte das unhas deve ser feito por veterinários, já que por elas passam nervos que se atingidos provocam sangramento e dor.

DICAS
• Procurar saber se o animal é alérgico a algum dos componentes dos produtos utilizados.
• Usar sempre material limpo e esterilizado, principalmente as toalhas.
• Deixar shampoo e condicionador já preparados previamente ao banho para o animal não ficar esperando desatendido.
•Remover os algodões do conduto auditivo após o banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário