sexta-feira, 8 de junho de 2012

SKATEBOARDING BULLDOG


BAZUCA O BULLDOG SKATISTA


SURFIN BULLDOG


SKATEBOARDING DOG


OS TIPOS DE BULLDOG


INGLÊS

 Se em sua origem o Bulldog era considerado "um cão feroz" e usado em combates, hoje isso não passa de lenda. Mesmo com sua expressão bravia, o Buldogue é um excelente cão de companhia, muito dócil e afetuoso.
Apesar do porte físico sólido e pesado, o Bulldog pode ser um companheiro brincalhão e cheio de energia. É um cão "de boa paz", que se relaciona muito bem com crianças desde que estas respeitem seus limites para a brincadeira e até mesmo com outros cães desde que não haja "brutalidade" na convivência. É um cão muito silencioso, que late pouco e demanda poucos cuidados com seu pelo curto.
Por essas características, é um dos cães mais populares nos EUA e na Inglaterra, onde é a raça mais numerosa entre as registradas nos clubes cinófilos.

AMERICANO
 É fiel e amigo do dono e da família, sendo amigável com os conhecidos mas reservado com os estranhos. Quando adulto não tolera pacificamente outros cães do mesmo sexo. Tem temperamento estável e equilibrado, com forte instinto territorial, o que predispõe o cão como um guardião quase natural. Alie-se ao temperamento a sua aparência robusta e "malvada", e podemos afirmar que provável que não exista outra raça capaz de colocar mais medo a um estranho que o Bulldog Americano. Isso por si só já se encarrega de manter afastados potenciais mal-feitores. As aparências, porém, enganam. Para surpresa de muitos, trata-se de uma raça de excelente índole! Apesar de estar pronto a defender os membros da sua família, e o seu terreno, o cão raramente irá atacar estranhos, especialmente na presença do dono. Deve obrigatoriamente receber treinamento de obediência básica. Adoram as crianças. Apesar disso, e por serem grandes (pesados) e desajeitados, eles podem facilmente machucar uma criança pequena com um pulo ou alguma brincadeira mais bruta. É assim fortemente recomendável que um adulto esteja sempre por perto quando houver crianças perto do seu bulldog americano, especialmente no caso de crianças estranhas e ansiosas.

FRANCÊS

Além de seu aspecto exótico, devido às suas orelhas de morcego eretas, o Bulldog Francês ganhou grande espaço e popularidade por seu temperamento amistoso e companheiro.
O Bulldog Francês é um cão de companhia por excelência. Além de o seu tamanho facilitar sua adaptação a pequenos espaços, podendo viver tranquilamente em apartamentos pequenos ou casas sem quintais, são cães que desenvolvem uma profunda devoção aos donos, a quem não perdem seu de vista.
De maneira geral são muito alegres e brincalhões, gostam de passeios, mas não precisam de uma grande maratona de exercícios para se manterem em forma. Costumam adaptar-se bem a casas com crianças, desde que essas não sejam demasiadamente brutas em suas brincadeiras, mas não são cães que se adaptam à solidão.
Apesar da seleção dos exemplares da raça ter privilegiado esses aspectos de companhia, e a despeito de seu tamanho, o Bulldog Francês é um cão muito destemido e por isso a relação com outros animais deve ser cuidada desde cedo para que ocorra sem problemas. Segundo o ranking de inteligência do pesquisador Stanley Coren publicado no livro "A Inteligência dos Cães", o Bulldog Francês está na 58a posição entre 79 possíveis.

CAMPEIRO
 O Bulldog Campeiro foi reconhecido oficialmente como uma raça canina nacional em 2001, pela Confederação de Cinofilia do Brasil e a partir daí vêm se popularizando no país.É um cão extremamente devotado à família, aprecia estar com seus donos e fazer parte da rotina deles. Convive bem com todos, mas deixa claro quem é seu dono preferido. Caso viva isolado, tende a ficar ansioso e carente.
Essa raça é tida pelos criadores como boa opção para a criançada. Forte e resistente, não se sente intimidado com o agito infantil. Pelo contrário: adora ser convocado para a farra. Porém se trata de um cão pesado e recomenda-se sempre ficar de olho na relação. Hoje, o Bulldog Campeiro também é usado como cão de guarda, mas é daqueles que podem ficar solto quando os donos recebem visitas. Depois de ambientado com os convidados, até aceitam afago. Só agem de forma hostil em casos de invasão territorial, ameaça aos membros da família e demais situações suspeitas. Se acostumado desde pequeno com outros animais, como gatos, aves e outros, costumam aceitá-los pacificamente. Já com outros cães machos, para evitar acidentes é melhor não mantê-los juntos. As fêmeas têm mais possibilidade de se entender, mas ainda assim pode haver conflito.
É um cachorro silencioso, só costuma latir para acontecimentos que fujam da rotina ou apresentem ameaça em potencial.



quarta-feira, 6 de junho de 2012

OS BRINQUEDOS IDEAIS PARA O SEU CÃO



Mais do que um passatempo, o brinquedo desempenha um papel importante no dia-a-dia dos animais de estimação. Aliviar a ansiedade, o estresse e promover o aprendizado são apenas algumas das funções exercidas pelos brinquedos, que ainda supre parte da ausência dos donos.

“Devemos lembrar de que é muito importante que os cães passeiem, caminhem, brinquem em parques ou praças, que tenham contato com a natureza, com a terra, água, grama, para que desenvolvam seus instintos naturais. Já vi clientes que fizeram um quarto luxuoso em seu apartamento para o cão com todo o tipo de brinquedo, roupinhas e até ofurô. Mas o cãozinho não era feliz, pois não saia de casa, os brinquedos são um complemento da diversão e é necessário escolhê-los com cuidado para não causar acidentes”, explica a Dra. Renata Pregeli, médica veterinária da Julyvet Clínica Veterinária e consultora responsável da Pulgão Artigos para Pets.

Os brinquedos possuem finalidades diferentes para cada fase da vida do pet.  O temperamento, mais calmo, agressivo, ou mesmo destruidor, também colabora para a definição do brinquedo, assim como seu porte.  Vale lembrar que artigos desproporcionais ao seu tamanho, podem ser facilmente ingeridos, causando acidentes.

“Devido à troca de dentição para a filhote é indicado um brinquedo que massageie sua gengiva, por isso é bom evitar os muito rígidos. Antes de escolher o brinquedo também é importante levar em conta o porte do cão, se é grande ou pequeno, para dar um brinquedo direcionado para a sua força”,  recomenda Dra Renata.

 Ainda de acordo com a médica veterinária também é importante tomar cuidado com os cães “destruidores”, pois os modelos mais frágeis, como por exemplo, bolinhas de borracha ou látex, que são de fácil destruição, assim como alguns de corda e pelúcia, podem causar problemas sérios de saúde, pois seus pedaços podem ser ingeridos e se não forem expelidos, ficam parados no intestino ou estômago, levando a vários transtornos e até mesmo a necessidade de cirurgia para retirada.
A idade avançada exige ainda mais cuidado no momento da escolha  de um brinquedo, uma vez que o pet idoso nem sempre possui a mesma disposição para brincadeiras.

“Para um cão adulto ou mesmo idoso o indicado são os brinquedos macios como pelúcias, por causa da dentição, e dependendo do animal, não deve ser dado brinquedo que exercite muito, pois ele pode ser um cardiopata, ou ter problemas em articulações ou ossos”,  orienta Dra Renata.
Já para os animais que passam boa parte do tempo sozinhos, é recomendável optar por brinquedos que agucem sua curiosidade e  prendam sua atenção, como bolinhas com espaço para colocar petiscos.

E assim como os pets, os brinquedos também necessitam de banho! A assepsia deve ser feita uma vez por semana somente com água.  Em casos de brinquedos utilizados em parque públicos é bom lavar com sabão neutro assim que chegar em casa.  E o mais importante, como são levados à boca, devem ser muito bem enxaguados e secos antes de serem devolvidos aos seus donos.


Para ajudar no momento da escolha, a Dra Renata orienta:
Filhotes:
Mordedores de látex, bolinhas macias ou maciças
Ossinhos flexíveis
Recomendados até a troca de dentes, pois evita que o cão roa móveis e outros objetos
Adultos:
Bolas de borracha maiores que o diâmetro interno da garganta
Mordedores com corda oudeborracha, cabo-de-guerra
Frisbee de látex, ossos de nylon maciço, entre outros
Osso nó e osso palito
Utilizados para distração e brincadeiras em parques
Idoso:
Modelos macios
Ossos macios
Utilizados para distração, evitando que machuquem a gengiva e façam menos esforço.

DICA:
Dentes saudáveis
O osso é um bom e velho item conhecido pelos cães – existe uma grande variedade disponível em lojas de animais, para cachorros de qualquer tamanho e idade.
Sons
Alguns cães se assustam com brinquedos que emitem sons ou fazem barulhos quando pressionados ou mordidos, porém, muitos outros ficam interessados e curiosos a respeito.
Itens deste tipo não são de extrema necessidade ao animal, por isso cabe ao dono decidir se aprova ou não os modelos de brinquedos sonoros em sua casa.


A HORA DO BANHO



Dar banho em cães é fundamental para a saúde e higiene dos animais. Após a terceira dose de vacina, os cães já podem tomar banho sem maiores problemas, a cada 15 dias, ou, no máximo, 1 vez por semana, com água morna, nos horários mais quentes do dia, e em um local protegido de correntes de ar, para evitar que o animal se resfrie ou tenha um choque térmico. É recomendada a proteção dos ouvidos com chumaço de algodão para evitar a entrada de água .

 
INGREDIENTES:
  • Algodão
  • Shampoo ou sabão neutro
Shampoo: há vários tipos e marcas disponíveis no mercado. Escolha o mais adequado para seu cão levando em consideração a cor e o tipo da pelagem do animal, ou alguma necessidade específica, como alergias ou tratamentos para pulgas, por exemplo. É sempre bom lembrar que xampus de tratamento devem ser prescritos pelo veterinário.
Condicionador: o condicionador é indicado para cães de pelagem longa. Outra opção são os shampoo 2 em 1, que dispensam o uso do condicionador.
  •  Toalha
    Secador
    Escova de náilon (cerdas macias)
  • Pente

O BANHO
Molhe o animal usando um chuveirinho ou mangueira. Ao molhar a cara, segure o focinho junto com as pontas das orelhas, para evitar que a água entre nos ouvidos e no nariz. Esfregue-o com o shampoo ou sabonete. Enxágue bem. Retire o excesso de água secando o cão com a toalha. Depois, com o secador, inicie a secagem pelo peito para aquecer o animal, com a temperatura entre 35 a 45 graus centígrados. Verificar se as orelhas e patas estão bem secas para evitar frieiras. Junto com o secador, vá passando o pente, se necessário, em cães com pelos longos. Aproveite para tirar os nós que se formam no pêlo. Escove o animal (sentido contrário do pêlo) e passe o pente para arrumar o pêlo da melhor forma. O interior dos ouvidos deve estar limpo. Muitas pessoas gostam de rolar um algodão em pinças para facilitar o trabalho. Mas acho que o cotonete resolve o problema. O conduto auditivo jamais deve ser “cutucado”, o cerume natural é uma proteção do mesmo, portanto apenas o excesso deverá ser removido. 
ATENÇÃO:
O corte das unhas deve ser feito por veterinários, já que por elas passam nervos que se atingidos provocam sangramento e dor.

DICAS
• Procurar saber se o animal é alérgico a algum dos componentes dos produtos utilizados.
• Usar sempre material limpo e esterilizado, principalmente as toalhas.
• Deixar shampoo e condicionador já preparados previamente ao banho para o animal não ficar esperando desatendido.
•Remover os algodões do conduto auditivo após o banho.

ESCOVANDO OS DENTES



Escovar os dentes é um dos cuidados básicos para cães. Esses cuidados básicos, que dentre outros, incluem dar banho no seu cão e escovar o pêlo do seu cachorro, são essenciais para garantir o bem estar do seu animal e a boa saúde dos cachorros.
Os dentes do seu cão merecem atenção, por isso hoje temos diversos veterinários especializados em odontologia. São muitos os tratamentos para restauração de dentes e saúde da gengiva, mas o mais comum e rotineiro é a limpeza do tártaro, que é uma placa marrom, formada por bactérias e resíduos de alimentos e que fica aderida ao dente, provocando além do mau hálito, amolecimento dos dentes, retração da gengiva, dores e finalmente a perda do dente. Por isso é que animais com quantidade significativa de tártaro passam por um procedimento de limpeza dos dentes.
Mais de 70% dos cachorros desenvolvem doenças dentárias e/ou bucais depois dos 3 anos de idade.  Um ótimo sinal de doenças bucais é o mau hálito dos animais. Se o seu cachorro estiver com mau hálito excessivo, leve-o a um bom veterinário. Para prevenir tais doenças, escove os dentes de seu cachorro diariamente e leve-o ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para fazer uma limpeza dental.

O que preciso para escovar os dentes do meu cão?
Para escovar os dentes de seu cachorro, é melhor utilizar uma escova de dente feita especialmente para cachorros, pois facilitará a escovação para você. No entanto, infelizmente, essas escovas podem ser difíceis de achar e relativamente caras. Quando esse for o caso, se você tiver um cachorro de grande porte, compre uma escova de dente para adultos macia ou para crianças, também macia, para cachorros de pequeno porte. Utilize pastas de dentes especializadas para cães. As pastas de dentes humanas podem machucar o estômago e prejudicar a saúde do seu cão, e por isso não são recomendadas. Principalmente quando estiver acostumando o seu cachorro com o processo de escovar os dentes, é melhor usar uma pasta de dentes com sabor, já que elas são mais bem aceitas pelos animais.
O ideal é manter uma escovação de dentes diária, no entanto, se não conseguir criar uma rotina diária bucal para o seu cachorro existem produtos e brinquedos que ajudam a manter sua higiene bucal. Dê brinquedos que removam placa bacteriana a petiscos que controlam o tártaro de seu cachorro, existem vários produtos para ajudar você manter a saúde de seu cão.

Prevenindo o tártaro
A melhor prevenção é evitar alimentos úmidos e pastosos, como pão e massas, que deixam resíduos nos dentes. A ração também pode formar tártaro, mas em quantidade bem menor. Outro item da prevenção de tártaro é a escovação, pois os resíduos inicialmente são moles e só vão se petrificando com o tempo, ou seja, se você escovar os dentes do seu cão diariamente, a escova retirará toda sujeira e não haverá problemas futuros.
Biscoitos e ossinhos podem ajudar a diminuir a formação das placas, devido ao atrito com os dentes, portanto, use-os como auxílio para não piorar, e não como tratamento. Para fazer uma boa limpeza nos dentes do seu bicho, é preciso que você o leve ao veterinário onde ele será sedado ou anestesiado. Tem de ser assim para a segurança do veterinário e dele também, pois são usados instrumentos pontiagudos e ultrassom dental. Após a limpeza há a necessidade de um polimento para o dente ficar lisinho e não acumular sujeira rapidamente. Após uma limpeza, a escovação frequente é importante para evitar o retorno do tártaro.

A ALIMENTAÇÃO DO SEU CÃO


A alimentação do cão é a base para uma saúde de ferro. São muitas as decisões no que diz respeito à escolha de uma ração adequada e vários são os fatores a considerar. Consulte sempre o veterinário do seu cão, antes de fazer alterações radicais na alimentação do animal. 


Escolher a gama da ração
As rações de melhor qualidade têm geralmente uma maior digestibilidade, ou seja, há um maior aproveitamento por parte do cão. Nas rações de qualidade inferior, o cão tem de comer mais para poder obter os mesmos benefícios. As rações de gama alta são geralmente mais caras, mas acabam por durar durante mais tempo, isto porque o cão necessita de doses diárias
mais pequenas.

Determinar o número de refeições diárias
Um cachorro necessita de ser alimentado três vezes ao dia. Isto porque o cão passa de uma situação em que tinha acesso ao leite materno a qualquer altura, para uma situação de comida controlada por refeição. A partir dos 4 meses, pode-se reduzir para duas refeições diárias e já em adultos, podem comer apenas uma vez por dia. É preciso, contudo algum cuidado nas raças de porte médio/grande nas quais a torção de estômago é comum. Os cães destas raças devem comer duas vezes por dia, se possível, para que o peso da comida do estômago seja menor e diminuir assim o perigo de haver uma torção do estômago.

Evitar os restos de comida
Os restos de comida não devem ser dados ao cão. A ração tem tudo o que o cão necessita. Se preferir, pode cozinhar para o cão, mas isto não é o mesmo que alimentá-lo à base de restos. A comida do cão deve ser cozida sem sal ou temperos. Informe-se primeiro sobre este tipo de dieta, sabendo quais as carnes e ossos mais adequados para o cão e quais as percentagens indicadas. 


 Escolher a ração de acordo idade
Os cachorros em crescimento necessitam da melhor alimentação que lhes puder dar. Isto quer dizer que até o cão fazer pelo menos um ano, o dono deve fazer um esforço financeiro para comprar uma ração de gama alta. Existem várias opções no mercado especialmente pensadas para cachorros. Uma alimentação equilibrada com tudo o que os cães necessitam vai permitir um crescimento saudável. Este aspecto é particularmente importante nos cães de médio e grande porte que têm no primeiro ano um crescimento muito acelerado e necessitam de formar ossos grandes e fortes em pouco tempo.

Escolher a ração de acordo com o porte do animal
Sem surpresa, a quantidade de comida varia conforme o porte do animal: cães pequenos comem menos do que animais grandes. Mas a quantidade não é a única diferença. Deve escolher a ração de acordo com o porte do cão. No caso dos cachorros, a ração deve dizer respeito ao porte que vão ter em adultos. Já existem várias marcas no mercado com opções diferentes para cães de porte pequeno, médio e grande.

Escolher a ração de acordo com o grau de atividade
O exercício que um cão faz altera as quantidade e o tipo de alimentação que deve ter. Cães que são mais exercitados ou praticam desportos caninos precisam de mais energia, enquanto que nos animais mais caseiros deve-se ter cuidado com o peso a mais. Um cão que pratica desporto pode até precisar de rações de alto rendimento.

Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/_regras_de_ouro_na_alimentacao_de_um_cao/543

Os alimentos comerciais para animais de estimação são divididos de acordo com a segmentação comercial instituída pela própria indústria, não caracterizada ou contida em nenhuma lei do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Geralmente os alimentos são divididos em: Standart (Popular), Premium e Super Premium, sendo que a diferença entre eles baseia-se na qualidade, tipo de matéria prima, concentração de nutrientes e preço. 

Geralmente se dá grande importância à qualidade nutritiva que o marketing da indústria faz de seu alimento, porém informações essenciais e importantíssimas como composição e digestibilidade são limitadas ou nulas no rótulo dos produtos, sendo que esses dois itens são de grande importância para saúde e bem estar do animal.

Abaixo algumas rações Super Premium, Premium ou Standart. O que quer dizer isso?

Super Premium:
São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação. Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes.
Premium: Possui um balanceamento também ideal, entretanto, utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação. Com isto, seu custo diminui o volume ingerido necessário para nutrir o animal aumenta um pouco e consequentemente o tamanho e número das fezes também. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.
Standard:
Estas rações também são balanceadas. Entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.


 
Fabricantes de ração - links: